Como recuperar a inicialização do Windows 7

    Dicas Tecnológicas – Como recuperar a inicialização do Windows 7.

    A ferramenta de Reparo de Inicialização está ainda melhor no Windows 7. Esta ferramenta é capaz de corrigir determinados erros que impedem o seu sistema operacional de ser inicializado, que acontece comumente pela ausência ou erros dos arquivos do sistema. A ferramenta não corrige falhas de hardware, como por exemplo erros no disco rígido ou memória incompatível.

    O Reparo de Inicialização está localizado no menu “Opções de Recuperação do Sistema“, onde há também várias ferramentas de recuperação e diagnóstico, e é acessado apenas antes da inicialização, conhecido também como boot.

    • 1. Antes de acessar o menu “Opções de Recuperação do Sistema” no computador, remova todos os disquetes, CDs e DVDs e reinicie usando o botão liga/desliga. Caso esteja utilizando um um Tablet PC ou um computador touch, conecte um teclado.
    • 2. Se o computador possuir apenas um sistema operacional instalado, pressione a tecla F8 enquanto o computador é reiniciado, isso antes de o logotipo do Windows aparecer. Caso o computador possua mais de um sistema operacional, use no teclado as setas para selecionar o sistema operacional que deseja reparar, mantendo pressionada a tecla F8.
    • 3. Na tela “Opções de Inicialização Avançadas”, selecione “Reparar o computador” e pressione Enter no teclado. (Caso “Reparar o seu computador” não esteja listado como uma opção, significa que não possui as opções de recuperação pré-instaladas ou o administrador de rede desativou).

    wpid clipimage001 Como recuperar a inicialização do Windows 7

    • 4. Selecione sua configuração de teclado e clique em “Avançar” (Next). No menu “Opções de Recuperação do Sistema”, clique em “Correção de Inicialização” e quando o computador terminar a verificação e correção, reinicie. O sucesso na correção terá ocorrido se o Windows iniciar normalmente, sem os erros.

    wpid clipimage002 Como recuperar a inicialização do Windows 7 wpid clipimage003 Como recuperar a inicialização do Windows 7

    Os passos a seguir só serão úteis para quem precisar ou preferir fazer a recuperação utilizando o CD de Instalação do Windows para reparar o sistema. Isso ocorrerá como necessidade quando o computador estiver danificado a ponto de não conseguir nem acessar o menu de “Opções de Recuperação do Windows”.

    • 5. Insira o disco de instalação do Windows. Reinicie o computador e preste atenção na tela para fazer boot do CD. Quando solicitado, pressione qualquer tecla.
    • 6. Após clicar em qualquer tecla, como solicitado no passo anterior, deverá chegar a tela de Instalação do Windows. Clique em “Reparar Computador”.
    • 7. Você será direcionado a tela “Opções de Recuperação do Sistema”. Basta selecionar o idioma e clicar em “avançar”. Siga a partir do Passo 3, solicitando a correção de inicialização.

    wpid clipimage004 Como recuperar a inicialização do Windows 7 wpid clipimage005 Como recuperar a inicialização do Windows 7

    • 8. O computador mostrará uma tela com os erros de sistema recuperados. Após isso, basta reiniciar.

    Este é um procedimento bastante útil e indicado quando você enfrentar problemas na inicialização do Windows, porém, caso esses passos não resolvam, provavelmente será necessário formatar o HD e fazer uma instalação limpa do Windows, mas vale a pena tentar. Lembre-se sempre de manter em dia o backup de seus arquivos mais importantes.

     

    Comente este artigo

    Seu email não é publicado.

    *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>