Mavericks: Sistema operacional para os computadores da Apple

    Mavericks Mavericks: Sistema operacional para os computadores da Apple

    A versão 10.9 do Mac OS chegou recentemente ao usuário dos computadores da Apple com várias novidades interessantes. Para começar, não é mais preciso por a mão na carteira para adquirir o software. Pela primeira vez o sistema operacional da empresa para desktops e notebooks é oferecido gratuitamente. Confira, a seguir, as principais novidades do software.

    iCloud:

    Com a disponibilidade da dobradinha iOS 7.0.3 e do Mavericks, a Apple implementou o sistema de armazenamento de senhas na nuvem iCloud Keychain. O recurso guarda (e protege com criptografia de 256 bits) dados como números de cartões de crédito, códigos de acesso a sites e nomes de usuários. Assim, ao visitar um site, é possível inserir dados automaticamente, sem a necessidade de digitação. E o recurso serve não apenas para o Mac. Ao autorizar outros dispositivos com iOS, ele passa a valer também para iPhones e iPads, com sincronização automática de alterações. Para habilitá-lo no seu dispositivo de mão (que precisa ter o iOS 7.0.3), é preciso ir até Ajustes, iCloud e acionar Chaves. Já no Mac, é necessário abrir Preferências do Sistema, clicar em iCloud, selecionar Chaves e seguir os passos para selecionar os dispositivos que serão autorizados a compartilhar os códigos de acesso.

    Finder:

    O Finder, veterano gerenciador de arquivos dos Macs, ganhou um sistema de abas que facilita a organização e até a movimentação dos dados ao agrupar várias janelas em uma interface. E você escolhe o modo de visualização do conteúdo das abas (lista, ícones, colunas…). A ferramenta de localização incorporou um sistema de tags, que permite associar termos a arquivos, acelerando a localização. Essas etiquetas, que incluem marcadores coloridos, para identificar um assunto, também estão presentes no iCloud.

    iBooks:

    Popular nos dispositivos de mão da Apple, o iBooks chega aos Macs. Junto com essa nova versão do sistema, o computador passa a compartilhar a biblioteca de livros dos equipamentos com iOS. Ou seja, o livro que você baixou no seu iPad ou iPhone também passa a estar disponível no notebook ou desktop. Assim dá para começar a ler no smartphone no caminho para o trabalho ou faculdade e continuar depois em casa na tela do computador, por exemplo. Vale lembrar que as marcações feitas nas obras, como a página que você parou ou notas com observações sobre trechos do livro também são sincronizadas entre os dispositivos, sempre que há conexão à internet.

    Mapas:

    Ok, o aplicativo Mapas não se compara ao Google Maps, principalmente por conta de algumas deformações nas imagens exibidas pelo aplicativo da Apple. Mas quem quiser testá-lo no Mac (ele acompanha o Mavericks) terá alguns atrativos. A visualização pode ser feita com os prédios em 3D e com o recurso Flyover, que faz uma espécie de sobrevoo das ruas. Porém, esses recursos não estão disponíveis em todos os países. Em um teste com endereços da cidade de São Paulo, como a Avenida das Nações Unidas, por exemplo, clicar no modo de visualização 3D apenas inclina um pouco a foto, mas é possível sobrevoar a cidade tocando com dois dedos no trackpad do MacBook e rolando a tela. Para conhecer realmente o efeito tridimensional, busque por cidades como São Francisco, nos Estados Unidos.

    Monitor de atividades:

    O monitor de atividades do sistema está de cara nova e com recursos que permitem controlar de forma detalhada o consumo de energia, apontando os programas “gastões. E o Mavericks incorpora a tecnologia de Timer Coalescing, que gera um agrupamento de operações, reduzindo as atividades do computador em até 72%, segundo a Apple, e permitindo que a CPU fique mais tempo em estado de baixo consumo. Outro recurso voltado para o impacto energético é o App Nap. Ele identifica os programas que estão em segundo plano e diminui sua velocidade de execução. A empresa afirma que, com esse tipo de ação, é possível reduzir em até o 23% o consumo de energia.

    Central de Notificações:

    A Central de Notificações deixa o computador com um jeitão de iPhone, com lembretes saltando na tela. Ela controla recursos como Mensagens, Calendários, E-mail e Lembretes, sem que o usuário saia do programa atual. Na própria notificação dá para mandar uma resposta de correio eletrônico ou responder, por texto, que não está disponível para uma chamada do FaceTime. E inclui recurso para recebimento de informações atualizadas de sites diretamente na tela, sem a necessidade de abrir o navegador. A exemplo do que acontece no iOS 7, também há o botão Não Perturbe. Ele permite determinar horários nos quais você não quer ser incomodado (durante uma reunião, por exemplo) silenciando os alertas.

    Gostou do sistema operacional? Quer fazer o download dele? Para que você possa fazer o download do “Mavericks” basta só você clicar aqui.

    Mavericks: Sistema operacional para os computadores da Apple
    Votação usuário: 0 (0 votos)

    Comente este artigo

    Seu email não é publicado.

    *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>