Apaguei o que não devia, tem como recuperar?

    i3 Apaguei o que não devia, tem como recuperar?

    Tem sim, o que é melhor utilizando aplicativos freewares você localiza e recupera o conteúdo de partições perdidas ou danificadas em seu disco rígido.

    Antes de ficar preocupado (ou chamar o técnico), é bom saber que existem programas específicos para recuperar desde simples arquivos até partições excluídas por engano. O segredo é ter espaço para backup, um pouco de paciência e um bom software de recuperação de dados.

    Vale também saber como as informações são armazenadas em um disco rígido ou pendrive. Em todo sistema de armazenamento existe um índice que indica onde todas as informações estão fisicamente localizadas. Quando um arquivo é excluído, seu registro é apagado desse índice, mas ele continua no disco até ser sobrescrito por uma nova informação, sempre que necessário.

    O que os programas de recuperação de dados fazem é varrer o HD à procura de dados “perdidos” nos espaços considerados vazios pelo índice. Portanto, a primeira coisa a se fazer nesse caso é tentar evitar ao máximo adicionar mais informações onde estão os dados perdidos.

    Existem programas gratuitos que provavelmente vão resolver a maior parte de seus problemas.

    O Partition Find & Mount, por exemplo, é um freeware que recupera partições excluídas de discos formatados por acidente. Logo depois de aberto, o programa identifica os discos presentes em sua máquina.

    Para começar a reparação, selecione o disco excluído e dê um duplo clique. Em seguida, aparecerá uma janela com três opções: a Intellectual Scan e Normal —que verifica todo o disco— e Thorough Scan, mais lenta, que confere cada um de seus setores. Seguindo a recomendação do programa, selecione a opção Intellectual Scan.

    Master Boot Record

    O Master Boot Record é uma área escondida em seu disco rígido que contém todas as informações sobre partições. Caso seja apagada ou danificada, você pode perder totalmente o acesso aos seus dados.

    Partições perdidas ou deletadas podem ser encontradas com este programa. Caso somente a estrutura do Master Boot Record esteja defeituosa, em poucos segundos este programa localiza todas as partituras. Depois de encontradas, é possível montá-las no sistema, tornando-as visíveis como volumes com propriedade de somente leitura.

    São três métodos diferentes para escanear um disco rígido:

    330 partition find and mou Apaguei o que não devia, tem como recuperar?

    • Fast intellectual scan — ideal para drives reparticionados ou caso o Master Boot Record seja a única estrutura danificada. Este método é recomendado para a maioria dos usuários.
    • Normal scan — neste modo, o Partition Find and Mount checa todas as áreas do disco, como um gerenciador normal de partições. Este método pode não localizar partições criadas através de ferramentas pouco comuns.
    • Thorough scan — este modo procura por todo setor do drive à procura de partições válidas. É o método mais completo e pode levar horas para ser completo. É recomendável caso o método normal não gere resultados satisfatórios.

    Depois que a busca é feita, uma lista com as partições encontradas é exibida e você pode adicionar qualquer uma delas ao sistema, designando-a uma letra.

    • Tamanho: 1.6 MB
    • Sistema: Windows 98/2000/XP
    • Licensa: Freeware
    • Link do desenvolvedor
  • como voltar às gravações depois de excluídas do programa rec
  • Apaguei o que não devia, tem como recuperar?
    Votação usuário: 0 (0 votos)

    Comente este artigo

    Seu email não é publicado.

    *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>